terça-feira, 14 de maio de 2013

Plantão 007 - Lembrei de Seu Francisco.

01h54 - Segue o plantão.

Plantão chuvoso. E quando chove vocês já sabem como é o esquema, neh?! 0% de ocorrências e 100% de calmaria. Prefiro assim.

No início do plantão, a equipe foi a um capotamento que não aconteceu. É. Quando chegaram ao local informado não havia nada. Só chuva. Chuva tinha muita. Isso acontece as vezes. Trote.

Ontem quando escrevi da viagem a Recife lembrei de Seu Francisco.

Seu Francisco foi uma figura que conheci na rodoviária de João Pessoa quando estava indo pra Recife, em mais uma das tantas idas e voltas que faço entre estas capitais.

Cheguei à rodoviária por volta das 06h15. Nessa época já estava nos plantões da madruga, então saio diretinho pra 'rodó'. Comprei a passagem e sentei em frente ao portão de embarque interestadual em uma das poucas cadeiras que não estão quebradas no terminal. O ônibus sairia às 6h30. Sairia. Sempre sai 15 minutos depois do horário marcado.

Enquanto esperava o busão estacionar na plataforma, um senhor de barbas longas(tipo Osama), moreno(tipo Osama), com aproximadamente 1,80m(Osama tinha quase 2m), vinha em minha direção. Ele tinha duas muletas, pois tinha apenas uma perna. Sentou-se ao meu lado.

Deu bom dia, e falou que iria pra Recife. Sorria. Eu ri falsamente. Não gosto de 'conversa de fila'(depois explico).

- O ônibus já encostou?
- Não. - Respondi. Seco.
- Acordar cedo é ruim, neh? - Puxou assunto.
- Sim. - Tem gente que acorda com mal-humor e eu não tinha nem dormido ainda, então você deve imaginar como estava o MEU humor.
Suas muletas estavam no chão.
- Pra onde você vai? - Pensei em mentir. Não vou dar informação pra um corôa que eu nem conheço. Mas ele subiria no mesmo busão que eu, então, tive que falar:
- Recife também.
- Que bom. Eu gosto de Recife. To indo pra lá andar um pouco. Ver uns amigos.- Ele disse. Meu 'humor negro' fez uma piada em fração de segundos. "O corôa só tem uma perna e tá indo ANDAR?". Só pensei. Claro que não falei, neh?! Mas quase que ao mesmo tempo em que veio a piada veio a reflexão em ver uma figura daquela com tão bom humor às 06h20 da manhã, apoiado em duas muletas, indo enfrentar uma viagem de duas horas pra "ver uns amigos".

Seu Francisco era bem humorado. Uma figura. Fui me animando. Comecei a fazer umas 'piadocas' também.

Nosso ônibus estacionou.

- É o nosso? - Perguntou Seu Francisco.
- É sim.
- Então vamos correr, neh? - Correr? Pensei, mas não falei. rs Ele notou kkkk - Nesse caso você, neh? Eu não posso. - disse sorridente.

Pegou suas muletas. Eu, minha bolsa. Fomos. Poltronas distantes. Ônibus lotado. Nem pude ir conversando com Seu Francisco.

Uma figura.

Nenhum comentário: